Cinco passos para lidar com a bagunça

|

Às vezes a bagunça física acaba afetando nossa cabeça gerando uma bagunça mental.
Sabe quando algo está tão bagunçado que a gente não consegue pensar? Basta organizar a casa para retomar o controle da vida.

Leia também:Quatro projetos para se organizar rapidamente,Três projetos que você pode fazer em cinco minutos
Se você se sente oprimido pela bagunça, aqui estão cinco passos praticamente indolores para começar a limpeza física (e mental).

1. Comece identificando as áreas de maior impacto para organizar (guarda-roupa, sala, cozinha), pegue duas caixas e identifique-as como: “guardar” e “jogar”

2. Cada vez que você passar por essa "área de impacto", coloque um item em cada caixa - não pense em desculpa para ficar com itens que obviamente estão causando desordem e caos no espaço. Você tem duas alternativas: guardar ou jogar.

3. Quando você terminar de colocar todos os itens nas caixas, será fácil saber o que ficará e será organizado e o que será eliminado.

4. Agora, dê uma olhada na caixa “jogar” e separe o que será doado ou irá definitivamente para o lixo. Para não ficar com a caixa de itens para doação encalhados na porta de casa ou no quarto da bagunça, coloque imediatamente no carro ou ligue para uma instituição coletar. Então coloque o lixo na rua.


5. Agora a tarefa final é organizar o que sobrou na caixa "guardar" e isso não deve demorar muito também.


Dependendo do tamanho da área, o grau de desorganização e da quantidade de tempo que você gasta nesse ambiente, seja escritório, garagem, quarto, qualquer um desses projetos pode ser feito facilmente usando o mesmo processo.


Não tente resolver um cômodo inteira de uma só vez. Setorize por escrivaninha, mesa de cabeceira, gaveta dos talheres, etc.


Envolva toda a família ou colegas de trabalho, afinal a gente não pode sair por aí jogando pertences das outras pessoas.


Uma boa regra  para saber o que fica ou vai embora, é você lembrar a ultima vez que o item foi usado. Se isso foi a mais de seis meses, e não se trata de item sazonal, é hora de livrar-se dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário