Confira 10 dicas para encarar a volta às aulas com o pé direito

|


Pense em tudo que você pode fazer para ser um aluno melhor

TextoLudmilla Balduíno

tudo-novo-escola

1. Mude para melhor:
Na virada do ano, muita gente faz promessas para melhorar no Ano Novo. Você também pode fazer isso na escola. Pense em tudo o que pode fazer para ser um aluno melhor e não passar sufoco. A partir de 2011, você pode, por exemplo, estudar para as provas com antecedência, caprichar mais nas pesquisas, ser mais cuidadoso com o material e não deixar a lição de casa para última hora. É importante escrever as promessas e deixar a lista na agenda ou em outro lugar bem visível, para não se esquecer de seus compromissos com você mesmo neste ano.
2. Canto especial:
Que tal renovar seu local de estudos? Faça uma faxina em prateleiras e gavetas, tire o que não vai mais usar e abra espaço para apostilas, cadernos e livros novos. Com tudo arrumado, fica mais fácil achar o que você precisa e você vai ter mais conforto e sossego para fazer suas tarefas de casa e pesquisas.
3. Espante o sono:
Durante as férias, a gente sai da rotina e acorda mais tarde. Agora, já está na hora de você se preparar para voltar ao pique das aulas. Aos poucos, vá dormir mais cedo e acorde mais cedo também. Assim, você vai aproveitar melhor os seus últimos dias de férias e, ao voltar para escola, não vai ficar desanimado e caindo de sono nos primeiros dias.
4. Dê uma geral no uniforme:
Fale com seus pais e dê uma olhada no uniforme ou nas roupas e calçados que costuma usar para ir à escola. Você está crescendo e, talvez, as peças estejam ficando curtas ou apertadas. Confira se vai precisar de roupas ou tênis novos para encarar os primeiros meses de aula e veja se tem peças que podem ser doadas.
5. Organização é tudo:
Você talvez tenha uma agenda, mas será que costuma usá-la? Anote as aulas quetem em cada dia e as atividades extras da semana, marque informações sobre lições de casa, provas ou trabalhos.E o mais importante: se acostume a olhar sua agenda TODOS os dias. Organizando seu tempo, você vai pagar menos micos na escola eter mais tempo livre para se divertir.
6. Levante a mão:
Entre muitas novidades, professores e matérias diferentes, você pode ter dificuldade em entender algumas lições. O melhor é não deixar que as dúvidas se acumulem. Faça perguntas ao professor. Ele vai perceber seu interesse e poderá ajudá-lo, explicando o assunto de outra forma. É melhor tirar as dúvidas na hora do que ficar perdido na próxima aula.
7. Seja um amigão:
Fale com seus pais e convide alguns amigos da escola para passar uma tarde de sábado em sua casa. Vocês podem brincar, fazer um lanche, ver um filme e inventar muitos outros jeitos de se divertir. Aproveite para chamar um colega novo na classe – vai ser legal ajudar alguém a se enturmar e fazer mais um amigo!
8. Esqueça as fofocas:
Este ano você terá novos colegas e professores. Provavelmente ouvirá comentários do tipo “Ih, essa professora de inglês émuito brava” ou “O garoto novo da sua classe parece tão chato!”. Não ligue para esse papo. Conheça melhor as pessoas antes de tirar suas conclusões. Você pode descobrir que aprofessora é bem legal e até virar o melhor amigo do aluno novo.
9. Curta o recreio:
Você deve estar na maior ansiedade para contar aos colegas suas novidades de férias, mas não se esqueça de que vai se complicar se conversar durante a aula. O melhor momento para colocar a conversa em dia é a hora do recreio. Conte suas aventuras, descubra o que os seus amigos fizeram e aproveite o tempo livre para se divertir muito!
10. Oba! Material novo!
É superlegal comprar material escolar novinho. Mas, antes de sair com sua lista por aí, veja o que sobrou do ano passado e pode ser aproveitado por você ou mesmo por outras pessoas. Depois curta tudo o que comprou e dê uma olhada nos livros ou apostilas que vai usar para matar a curiosidade sobre o que vai aprender de legal nesse ano.

ESCOLA NOVA:

Mudou de escola? Nada de pânico. veja algumas dicas para encarar os primeiros dias.
* Peça a seus pais para conhecer a escola antes do início das aulas. Assim, vai 

saber onde estão as salas de aula, onde ficam a quadra e o banheiro, é claro.

* Puxe conversa com outros alunos novos, que também estão procurando uma 

turma nova.

* Tire dúvidas com o pessoal de sua classe.

* Não se preocupe de ficar meio perdido nas primeiras semanas, afinal, não se faz amigos da noite para o dia.
* Procure participar de campeonatos e outras atividades para conhecer outros professores e colegas.

Um comentário:

  1. bem legal, curti as dicas.

    //anitamakingof.blogspot.com.br

    ResponderExcluir