Como manter pele, cabelos e lábios hidratados

|
Como hidratar o corpo


Ter uma pele lisinha e hidratada, cabelos brilhosos cheios de vida e lábios sem rachaduras é uma tarefa difícil, principalmente nos dias de frio. Mas se engana quem pensa que a hidratação perfeita é conquistada somente por meio de cremes e máscaras. A alimentação é responsável por hidratar o nosso corpo internamente e isso reflete do lado de fora. A dermatologista Fernanda Carrilho explica que “alimentos ricos em água, vitaminas, minerais e proteínas são muito importantes para manter o corpo hidratado”. Por isso, é importante manter uma dieta balanceada, que supra todas as necessidades do sistema vital.
Veja os alimentos que ajudam a manter o corpo hidratado:
+ Legumes, hortaliças e frutas são fontes de vitaminas e minerais, e neutralizam os radicais livres.
+ Carnes e laticínios magros são fontes de proteína e ajudam na construção de tecidos.
+ Castanhas, nozes e amêndoas são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, que também contém propriedades que hidratam profundamente a pele e os cabelos.
+ Soja contém isoflavonas, compostos orgânicos importantes para evitar o ressecamento e melhorar a elasticidade da pele.
+ Linhaça, salmão, atum, sardinha, azeite, nozes, castanhas e óleos de soja, canola e milho são grandes fontes de ômega 3 e 6, e dão força e brilho às madeixas.
Além da alimentação, alguns hábitos do dia a dia podem ajudar ou prejudicar a hidratação corporal. Por isso, é importante ficar atenta! Segundo a dermatologista Daniela Lemes, banhos muito demorados e com água muito quente causam ressecamento. “Não abuse do sabonete, use hidratante em todo o corpo com a pele ainda úmida e beba, no mínimo, dois litros de água por dia”, recomenda. Fernanda indica aplicar finalizadores ou creme de pentear nos cabelos. “Nos casos mais severos use máscara hidratante em vez de condicionador. Umectação com banho de óleo também costuma ajudar nesses casos”, completa. Nos lábios,use sempre uma manteiga de cacau ou karité. Outra opção são os batons com hidratação intensa e fator de proteção solar (FPS).
Óleo ou creme?
O óleo corporal atua criando uma camada na pele, ou seja, uma espécie de película que impede a perda de água da superfície externa que é responsável por manter a elasticidade e tonificação. Ele deixa o corpo com um aspecto brilhoso e aveludado. Já o creme hidratante é ideal para diminuir aquele aspecto de pele ressacada e com rachaduras. Prefira produtos com ativos umectantes e emolientes como uréia e lactato de amônia.

Consultoria
Fernanda Carrilho, dermatologista
Daniela Lemes, dermatologista

Fonte:
Revista malu

Nenhum comentário:

Postar um comentário