A dica de hoje vai para as mamães :10 dicas para ensinar o seu bebê a comer

|

1- Faça pratos pequenos

o bebê tem estomago pequeno, por isso a quantidade de comida também deve ser pequena. Não force ele a comer a quantidade que você acha apropriada. Caso ele não queira comer, espere meia hora e ofereça novamente. Se mesmo assim ele não comer, não ofereça outras alimentos no intervalo entre as refeições e adiante um pouco a próxima refeição.


2- Invista em ingredientes variados

A papinha do bebê precisa ter os três grupos alimentares, os construtores (carnes de boi, frango, peixe, feijão, ervilhas, proteínas), energéticos (arroz, macarrão, batata, carboidratos em geral) e reguladores (legumes, verduras, fibras)

3- Evite alimentos que não são nutritivos

Açúcar, frituras, enlatados, refrigerantes, balas, salgadinhos e outros alimentos com alta concentração de gorduras devem ser evitados, principalmente nos dois primeiros anos.


4- Atenção na consistência da papinha

A papinha do bebê deve ter uma consistência pastosa. Nunca passe a papinha pelo liquidificador ou processador, esmague os alimentos com um garfo e aos poucos vá deixando pedaços maiores, para incentivar a mastigação do bebê.


5- A família toda deve comer direito

Os pais são exemplo para os filhos e na alimentação não é diferente. Toda a família deve ter o hábito de comer frutas e legumes.

6- Comida de criança tem que ser gostosa

Capriche nos temperos naturais na hora de preparar a papinha. Escolha alimentos frescos, da sua região e da safra. Diminua o sal usando temperos como salsinha, cebolinha e manjericão.


7- Tenha uma rotina e horários

Também na hora da alimentação é necessário criar uma rotina, respeitando os horários. Com isso a criança começa a entender o seu metabolismo, o que é ter fome e o que é estar saciada.


8- Faça pelo menos uma refeição com seu filho

Fazer a refeição com seu filho ajuda ela a associar o momento de comer com um momento de prazer e a estimula a ter hábitos mais saudáveis.


9- Desligue a TV na hora da refeição

O hábito de comer na frente da televisão pode fazer com que a criança não preste atenção no alimento e na sua saciedade, correndo o risco de comer a mais, sem precisar.


10- Organize sua vida para fazer a alimentação

Fazer a alimentação das crianças em casa é mais saudável e mais econômico. Organize a rotina da família e faça um cardápio para a semana. Você pode fazer a papinha diariamente ou uma vez por semana e congelar.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário