Conheça os benefícios da banana verde

|
Inclua essa poderosa fruta no seu cardápio para manter o diabetes e o colesterol sob controle!

A banana é uma das frutas mais consumidas do mundo, sendo produzida pelos países de clima tropical, como o Brasil. E dificilmente existe alguém que resista ao seu sabor: disponível em diversas espécies, cada uma possui um tamanho e pequenas alterações em seus nutrientes.

banana verde, por exemplo, chama a atenção quando o assunto é saúde, por possuir amido resistente (substância que possui, no organismo, efeito semelhante ao das fibras) e carboidratos complexos (que demoram mais para serem digeridos), além de uma incontável lista de vitaminas e minerais.


Quando as frutas estão verdes, é difícil agradar ao paladar. Entretanto, no caso da banana, as possibilidades de receitas que envolvem o alimento são muitas! Isto porque, em invés da fruta fresca, consomem-se a farinha, a casca (no preparo de bolos, por exemplo) e a biomassa de banana verde, três alimentos indispensáveis na dieta de quem procura por mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Controla o diabetes
Os nutricionistas apontam: a banana verde é excelente para controlar e prevenir o diabetes. “Alimentos com digestão lenta e baixo índice glicêmico têm sido associados ao melhor controle do diabetes e a banana verde é um alimento que possui essa característica”, comenta a nutricionista Eliane Petean Arena.
As fibras presentes na banana verde são responsáveis por combater o diabetes tipo 2: elas regulam a absorção intestinal dos açúcares provenientes dos alimentos, evitando os picos de glicemia no organismo. Quando há o excesso de açúcar no sangue, o pâncreas é forçado a liberar maior quantidade de insulina para manter os níveis ideais. Quando isso acontece com frequência, alguns órgãos criam resistência ao hormônio, fator que pode se tornar um gatilho para o desenvolvimento do diabetes tipo 2.
Intestino saudável
Quando o trânsito intestinal é facilitado, o corpo todo se beneficia. Por isso, o amido resistente contido na banana faz da fruta um excelente auxílio para o sistema digestivo. “Outra característica do amido resistente presente na banana verde é que ele mantém também a integridade da mucosa do intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes, mantendo o metabolismo do corpo acelerado e ajudando na perda de peso”, salienta a nutricionista.
Contra o colesterol
Quando os níveis de LDL (o colesterol ruim) são elevados no organismo, muitos prejuízos podem acometer a saúde. Um deles é o comprometimento do sistema cardiovascular, já que infarto, hipertensão e outras doenças podem se fazer presentes em pessoas com altas taxas de colesterol no sangue. Para a prevenção, além de adotar uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas regulares, também pode-se contar com a banana verde. Isto se deve ao fato de a fruta atuar contra o acúmulo de placas de gordura nas artérias.
Ossos mais fortes
Outra vantagem da banana verde é contar com a presença de um mineral indispensável, em todas as fases da vida: o cálcio. Responsável por nutrir a musculatura óssea e promover a sua saúde, é muito importante consumi-lo desde muito jovem, já que o corpo faz uma espécie de “reserva”, a fim de que, na velhice, os ossos não sejam muito desgastados e que doenças (como a osteoporose) possam ser evitadas.
“O cálcio é essencial para a formação e manutenção da massa óssea e dos dentes, na contração muscular e na transmissão dos impulsos nervosos. Importante também para a coagulação sanguínea, liberação de hormônios, sendo o esqueleto o principal reservatório de cálcio no organismo”, informa a nutricionista Greice Caroline Baggio.
Fonte: Revista malu

Nenhum comentário:

Postar um comentário